Pandemia gripal

Há sempre um fator comum.

Sobre as pandemias de gripe tenho um ponto de vista específico e quero provocar seus pensamentos e hábitos a fim de encontrar uma reflexão sensata, lógica e útil, desapegada de qualquer paixão, tradição ou hábito.

Já deixo claro que não sou estudioso do assunto, a primeira vez que vivenciei de perto um vírus que impactou o mundo foi em 2009 com a Gripe suína, família de vírus influenza, especificamente H1N1; eu tinha 23 anos, estava na faculdade e naquela época aprendi tossir no antebraço, a higienizar melhor as mãos e a fazer uso cotidiano do álcool em gel, isso mesmo, aos 23 anos.

Nos dias de hoje com o Coronavírus em voga lembrei-me da origem do H1N1 e tão logo reparei também na origem do COVID-19, ambos relacionados ao consumo de animais. Se você me conhece já sabe onde quero chegar ou vai logo dizer: lá vai o vegano querendo dar lição de moral. Longe disso, eu não julgo ninguém e nem é meu propósito, apenas quero ligar a ponte dos fatos em seu raciocínio.

Para os religiosos o quinto mandamento é claro: não matarás. Mas o ser humano é engenhoso, encontra justificativa para tudo e aplica tão só a não matar outro de sua própria espécie, o que é conveniente para alimentar suas paixões, justificar suas tradições ou voltar seus argumentos ao tempo das cavernas. Se você quiser ampliar essa discussão ou ir por essa linha recomendo que leia o Manual Vegano que eu elaborei.

Meu propósito aqui é ligar os fatos, se você fizer uma breve pesquisa verá que grande parte, eu diria a maior parte do caos que a humanidade enfrenta ou já enfrentou é ocasionada pela anomalia de seus próprios atos contra a natureza, de si mesmo e do planeta.

Recomendo aqueles que podem assistir a Netflix que vejam o episódio de 2019: A próxima pandemia, da série Explicando; há uma relação clara e comprovada entre o consumo, exploração e abuso de animais e as pandemias que o mundo já experimentou ou irá experimentar, dentro desse cenário como narra no princípio do episódio “a questão não é se a próxima pandemia vai chegar, mas quando”.

Dentre outras calamidades que a humanidade enfrenta cotidianamente, o Câncer também tem ligações comprovadas com o consumo de produtos de origem animal, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem alarmado a sociedade a respeito, você pode ler essa matéria por exemplo: OMS afirma que bacon, salsicha, presunto e similares definitivamente causam câncer e outras publicações congêneres disponíveis aqui.

Deus é justo e não me acuse de diabo por dizer que a humanidade tem o que merece. Vacinas podem ser criadas para erradicar problemas de tal ordem pandêmica mas isso não corrigirá o ser humano, evoluir é um processo que cada um deve percorrer em sua alma, ajudando uns aos outros nessa progressão. Soluções emergenciais são como remédios, são necessárias e louváveis mas remediam, não curam a chaga que precisa ser superada.

Por outro lado também não sou insensível, o momento é de reclusão, solidariedade e respeito. Nenhum de nós está imune a pandemia, independente de filosofia, crenças, comportamento ou modo de vida, um mal atinge a todos, não distingue ninguém.

Também não sou pétreo e reconheço que variados outros males que nos acometem como a Dengue por exemplo não está ligada ao consumo de animais, ainda assim é pertinente a pauta que trago sobre as pandemias gripais. Como se sabe uma causa não elimina a outra, a Dengue deve ser combatida dentro das ações pertinentes à ela, assim como cada causa deve ter uma solução de sua equivalência. Se fosse por esses pontos mal interpretados soaria como aqueles argumentos vazios que carnistas usam contra veganos “você se preocupa com os animais mas tem crianças passando fome na África” sim, e uma causa não elimina a outra porque ambas carecem de uma boa ação humana.

Por fim, eu espero que tudo fique bem, que em tempos de quarentena você possa refletir sobre o que é ser humano, que você possa dissipar todo pânico, encontrar alívio em seus pensamentos e que possa utilizar o tempo para estudar a si mesmo, compreender a alma e buscar soluções que impactem não só em sua vida mas na existência de todos.

Eu espero que você reflita sobre suas ações e incite a sua consciência.

Leia mais textos meus na página inicial.

MANUAL VEGANO

Previna-se e colabore: coronavirus.saude.gov.br

Escritor e Compositor desde 1998. Graduado em Letras pela PUC Minas. www.thvirtual.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store